Nota da SGPAN Caeté sobre a conclusão do inquérito
sobre os tiros na cadela Serena

 

A Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza de Caeté (SGPAN) tomou conhecimento do indiciamento relativo ao caso da cadela Serena, atacada a tiros dia 24 de julho na estrada que liga Caeté a Barão de Cocais.

 

A Polícia Civil de Minas Gerais concluiu o inquérito para apurar prática do crime de posse de arma de fogo e maus tratos a animais

com base no art. 12 da Lei 10826/03 c/c art. 32 da Lei 9605/98 e indiciou Aloisio Silveira Ataíde, proprietário do sítio onde foram feitos os disparos.

 

A SGPAN Caeté agradece ao delegado de Polícia Civil de Caeté, Guilherme Catão e ao delegado regional de Sabará, Bruno Affonso, pelas investigações deste crime que teve repercussão em todo o país. Infelizmente não é o primeiro caso de maus tratos que denunciamos, mas todos tiveram apuração e punição: cadela Negona, queimada com água fervendo em 2014; caso do gatinho violentamente arremessado por cima de um muro, em 2015; e o caso do falso veterinario que fazia castrações.

 

A ação firme da SGPAN Caeté fazendo as denúncias e repassando para a Polícia todas as informações possíveis, e o empenho da Polícia Civil e do Ministério Público de Caeté perfazem uma realidade de cumprimento das leis que punem maus tratos a animais na cidade.

 

A SGPAN integra o Movimento Mineiro pelos Direitos Animais MMDA e sempre lutou junto ao movimento e diversas ONGs para a implantação e cumprimento das leis de proteção animal. Uma delas é a lei que pune maus tratos - lei MG 22.231/2016. Caeté também tem a lei 2943/2015 que prevê punição a agressores de animais.

 

A SGPAN seguirá acompanhando o caso da Serena até o fim, permanecerá alerta quanto aos casos de maus tratos e fará a firme denúncia para que tenham fim as agressões a todos os seres. Proteger os animais é também proteger as pessoas!

 

Notícias da Serena

Ela está em lar temporário em Caeté, se adaptando para comer e beber água porque perdeu quase metade da língua. É realmente uma grande e sofrida adaptação para voltar a se alimentar. Não consegue mais se lamber (se limpar como os cães fazem) e baba muito. Uma adotante de Belo Horizonte vai acolhê-la no final de setembro.

 

A SGPAN Caeté agradece também a todos que doaram valores para pagar as despesas da Serena; a Dra Paula Senra e pessoas que a acolheram no momento do ataque e a transportaram para atendimento veterinário em Caeté e em BH; ao dr Horácio Alves e equipe da Clínica Cães e Companhia (Caeté); dr Luiz Sofal e equipe da Clínica Zoodonto (BH) onde a Serena foi operada por causa da fratura da mandíbula.

 

A SGPAN sobrevive de doações. Quem puder ajudar, pedimos que doe pela conta da ong na Caixa ou lotéricas, agência 1441, operação 003, conta corrente 00001943-2