Políticas públicas para os animais

 

 

Prezado Editor

 

Em relação à carta do Leandro Reis, publicada na edição passada, agradecemos a ele pelo reconhecimento ao trabalho da Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza de Caeté (SGPAN) e por ter nos ajudado na Campanha de Castração sábado, 29 de agosto de 2015.

 

A dor, o sofrimento e os maus tratos aos animais em nossa cidade são, como ele disse na carta, 'realidades secretas', 'invisíveis' aos olhos de muitos e do poder público.

 

A ong age sozinha. Conta com a força, coragem e boa vontade de seus poucos voluntários, cuja motivação maior é o amor e a compaixão pelos animais.

 

Cientes de que a castração é a solução para o fim do abandono e maus tratos, a SGPAN tenta, com muito sacrifício, fazer castrações. De 2009 a 2015 a ong castrou em torno de 1.200 cães e gatos. Este número teria que ser por ano!

 

Para isto, precisamos de políticas públicas, a exemplo do que acontece em Conselheiro Lafaiete. A ong se reuniu com a Prefeitura de Caeté quatro vezes e já sugeriu que ela conheça e copie o modelo de lá. Esperamos que a Prefeitura assuma, no mínimo, a realização de castrações diárias de cães e gatos e que ela seja parte principal de uma política pública municipal!

 

Precisamos e queremos apoiar a Prefeitura nas ações pelos animais, e não o contrário! O que acontece hoje é que a ong atua e a Prefeitura somente apoia. Isto não basta!

 

Este é o reconhecimento que desejamos: que a Prefeitura crie uma Política Pública para os Animais. A SGPAN apoiará as ações da Prefeitura, como ocorre em Lafaiete.

 

http://conselheirolafaiete.mg.gov.br/portal/quem-ama-castra/

 

 

Atenciosamente

 

 

Patrícia Dutra

Coordenadora de Comunicação da SGPAN

 

 

(Carta publicada na página 5 do Jornal Opiniao de 10/9/15)