Pelos direitos dos animais
Coluna SGPAN / Jornal Acontece – 20/07/2016

Defender aqueles que não têm condição de fazer a própria defesa. Um objetivo, muito trabalho. Este é o propósito que reúne os voluntários da SGPAN – Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza.

Fundada em 2008, a entidade sem fins lucrativos nasceu para proteger e resgatar os animais em Caeté.  A ong leva o nome “Galdina” em homenagem a uma cadela que morreu em 2007. Assim como índio Galdino, assassinado em Brasília, dois adolescentes atearam fogo a cadela, que depois de resgatada sobreviveu alguns dias, mas não resistiu. A morte do cãozinho foi a gota d´agua para a criação da SGPAN, primeira ong de proteção animal da cidade.

Ação para proteção - A SGPAN luta em busca de solução para um problema de saúde pública, a superpopulação de cães abandonados nas ruas de Caeté. Desta forma, a ong promove campanhas de esterilização de animais. Entre 2009 a 2016, a entidade já realizou XX campanhas de castração, com cerca de XX animais castrados, entre cães e gatos.

A SGPAN acredita que a esterilização do animal, seja ele cão ou gato, é um ato de responsabilidade. Segundo dados estatísticos, uma cadela não castrada e seus descendentes podem gerar 64 mil animais em seis anos; uma gata não castrada e seus descendentes, 420 mil novos animais no período de sete anos.

Trabalho voluntário - Atualmente, a SGPAN conta com voluntários, que resgatam e encaminham os animais para tratamento, além de providenciar um lar, mesmo que temporário. As feiras de adoção promovidas pela ong também tem desempenhado um papel fundamental na conscientização do caeteense.

Solidariedade - A principal dificuldade da SGPAN é o custeio de tantos atendimentos. Todas as atividades executadas pela ong são concretizadas graças ao empenho de seus voluntários e um grupo de colaboradores, que fazem doações mensais.

Com recursos limitados, a SGPAN conta com a colaboração da população para continuar sei trabalho. As pessoas podem doar valores em dinheiro, ração, cobertores, medicamentos e diversos itens para ajudar no funcionamento da entidade.

Para saber mais, visite o site: www.sgpan.org.br ou a página no Facebook: facebook.com/sgpancaeteong. As doações podem ainda ser feitas por depósito bancário, na Caixa ou lotéricas: Agência: 1441 - Operação: 003 - Conta Corrente: 00001943-2.