Você sabia que animais sentem alegria, tristeza, dor,
solidão e saudade como nós?

 

Você sabia que eles dependem dos humanos para coisas como alimentação, abrigo e cuidados com a saúde?

 

Em nossa cidade temos animais domésticos e silvestres. Primeiro vamos falar dos animais domésticos.

Animal não é brinquedo, não é objeto e nem produto! Não deve ser comprado!

Se você quer um cão ou gato, peça seus pais para procurar a ONG e adotar um bichinho.

Antes de adotar, pense bem se na sua casa tem espaço para ele viver, se tem ração, água, casinha, se alguém pode passear com ele na coleira, e se ele vai ser levado ao veterinário para tomar vacinas e vermífugo. E também muito carinho!

 

Todos devemos nos conscientizar e não abandonar.

 

Jamais solte seu bichinho na rua! O ideal é que os animais, principalmente as fêmeas, sejam castradas, para que não procriem. Há muitos cães e gatos sofrendo com o abandono! Procure um veterinário para castrar seu bichinho. A ONG também pode informar sobre isto.

As principais doenças de cães e gatos em Caeté são: leishmaniose, doença do carrapato, cinomose, peladeira (sarna). Animais vacinados, vermifugados e bem alimentados correm menos risco de adoecer. Procure o veterinário e mantenha a vacinação de seu bichinho em dia!

O setor de Zoonozes da Prefeitura realiza os exames gratuitamente. Ligue para: 3651-5866.

Maus tratos e abandono são crimes! Se ver alguém maltratando algum animal, denuncie. Ligue para a Polícia Ambiental (3651-2535) e, se puder, faça fotos.

Há animais que vivem na natureza, e merecem viver lá, livres e felizes!

Não está certo aprisionar animais em gaiolas, carroças, jaulas e aquários ou explorá-los em rodeios, rinhas e touradas. Assim como nós, os animais precisam ser respeitados!

Podemos viver em perfeita harmonia com os animais.

Não podemos machucá-los, abandoná-los ou obrigá-los a fazer o que não gostam.

Seja também um defensor dos animais! Eles são criaturas que Deus nos deu para que nos façam companhia e para que cuidemos bem deles!

 

Todos nós podemos fazer algo pelo bem dos animais!

 

A Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza (SGPAN) foi criada por um grupo de pessoas que decidiu fazer algo pelos animais abandonados e maltratados nas ruas.

 

A ONG sobrevive da boa vontade de seus voluntários e de doações de pessoas da comunidade. Se puder nos ajudar, doe ração, remédios, cobertinhas, vasilhas ou dinheiro pela conta na Caixa ou casas lotéricasAgência 1441, operação 003, conta corrente 1943-2.

Precisamos muito da ajuda de todos!

 

Seja você também um protetor dos animais!